GINÁSIO CLUBE 1º DE MAIO DE AGUALVA

História

A Associação tem o nome de GINÁSIO CLUBE 1º DE MAIO DE AGUALVA, foi fundada em 3 de Abril de 1952, resultante da fusão entre a Sociedade Musical 1º de Maio de Agualva e o Clube Desportivo de Agualva, tem a sua sede social no Beco 1º de Maio, lugar de Agualva, freguesia de Agualva-Cacém, concelho de Sintra, distrito de Lisboa.

Ao longo dos seus 71 anos de vida, tem cumprido um papel importante na ocupação de tempos livres, como ainda na formação moral e ética das crianças. E é neste espírito que o Departamento Juvenil definiu como prioritário, o correcto enquadramento sócio cultural de seus atletas.

Há a destacar o importante papel no desenvolvimento em prol do Desporto do nosso Concelho, em particular, a nossa Freguesia. Visto o Clube ser a Instituição Desportiva mais representativa da Freguesia da Agualva e a 3ª maior no Concelho de Sintra, com 8 equipas federadas totalizando 165 atletas.

Para além dos atletas federados, o clube tem um departamento de futebol lúdico com equipas que também representam o clube e dignificam a nossa Autarquia.

E não só vive de Futebol o Ginásio Clube 1º de Maio de Agualva porque também tem uma equipa federada de Columbofilia. Esta secção tem tido vários êxitos e é sempre uma referência no panorama da Columbofilia Ibérica.

As instalações contam também com uma pista de atletismos frequentada diariamente por muitos associados.
O Ginásio Clube, ao longo dos tempos, tem sido considerado um viveiro de jogadores pelos Clubes da Primeira Liga, que se deslocam ao Ginásio para jogos de calendário. O Clube é também considerado, não só por este aspecto, mas também pela forma calorosa com que recebe os seus visitantes.
Esta recetividade é uma referência importante para os dirigentes, treinadores, jogadores e família.

No inicio o clube dedicava-se exclusivamente ao futebol. Treinavam e jogavam no campo emprestado, com o nome de “campo Branca Lucas” Por volta do ano 1970/71 o proprietário do campo faleceu. Os seus herdeiros decidiram construir uma urbanização nesse local, ficando o G. C. 1º de Maio de Agualva sem campo para treinar e jogar. Reza a história, que nessa altura , os jogadores do Ginásio Clube continuaram durante mais algum tempo a treinar-se nesse campo (Branca Lucas) mesmo com as obras a decorrer e com o campo improprio para a prática do futebol.

Foi então, que Sr. Eng.º Leonardo José dos Reis Carvalho doou uma parte dos terrenos da sua enorme quinta, ao Ginásio Clube, para construção do Parque Desportivo (atuais instalações). Em 1971 começaram essas obras de construção do campo. Apenas no ano de 1973 o clube começou a jogar no seu novo campo. Durante os dois anos em que não tinha recinto desportivo, os atletas do Ginásio Clube treinavam na rua, no Largo da Republica (coração da Agualva). O mesmo, naquela altura, era um espaço muito amplo e em terra batida. Por este motivo terá sido o local escolhido para os treinos, já os jogos eram realizados em dois campos emprestados, o campo dos Padres e o campo do Telhal.

Oficialmente, o Clube inaugurou o seu atual recinto em 1979, com o nome de Parque Desportivo Eng.º Leonardo de Carvalho, em homenagem ao doador dos terrenos. Em 1986 vive-se outro momento dignificante para o clube, com a inauguração de uma pista de atletismo, que lhe permitiu alcançar um riquíssimo historial com vários títulos nessa modalidade. O atletismo fez parte das modalidades federadas do Ginásio Clube durante muitos anos. Atualmente sem atletismo federado o clube não deixa de prestar um grande serviço cívico para com a sociedade, disponibilizando, sem qualquer custo, a sua pista de atletismo aberta, para que qualquer associado ou residente na freguesia possa usufruir dela e treinar ou simplesmente manter a sua forma física.